'Pro Evolution Soccer' vai ganhar mais arenas em 2014
Produtor mexicano da Konami revela bastidores do desenvolvimento do game. Entrevista é primeira da série com representantes da indústria de jogos
Renata Honorato
Aníbal Vera, produtor de 'Pro Evolution 2013'
(Divulgação/Konami)
O Pro Evolution Soccer 2013 chegou ao mercado com 20 times da série A do Campeonato Brasileiro. Como foi esse processo de licenciamento? Os fãs de PES acompanham a série desde a época do Winning Eleven. A marca tem, exatamente, 23 anos. Sempre escutamos esses fãs e o sonho deles era jogar com times de seus países. Essa era uma solicitação antiga. Lembro-me até de encontrar em camelôs versões piratas e modificadas do jogo com clubes brasileiros. Como vocês dizem por aqui, "a voz do povo é a voz de Deus": por isso, fizemos questão de trazer todas as equipes para o PES 2013. O planejamento começou logo após o lançamento do PES 2012, em setembro de 2011. Os departamentos de marketing de alguns times conheciam a série e sabiam perfeitamente do que se tratava. No entanto, algumas equipes não sabiam nem o que são os consoles PS3 (PlayStation 3) e Xbox (Xbox 360). Não conheciam o PES nem a Konami. Em alguns casos, foi necessário enviar para os clubes a carta constitutiva da empresa, traduzida e juramentada. Nessas situações, a negociação levou meses. A repercussão do jogo foi positiva e, depois do lançamento, vários clubes me procuraram pedindo para que a Konami incluísse seus estádios no título. Isso vai acontecer na próxima edição do game.
Fonte: Revista Veja
Tags: Federação Paulista de futebol digital e virtual (FPFDV)
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