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sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estádios brasileiros, promessa de um maior número em PES 2014

'Pro Evolution Soccer' vai ganhar mais arenas em 2014

Produtor mexicano da Konami revela bastidores do desenvolvimento do game. Entrevista é primeira da série com representantes da indústria de jogos

Renata Honorato
Aníbal Vera, produtor de 'Pro Evolution 2013'
Aníbal Vera, produtor de 'Pro Evolution 2013' (Divulgação/Konami)
Uma recente pesquisa revelou que um em cada quatro brasileiros é apaixonado por games. De olho nesse mercado, que movimentou 850 milhões de reais no ano passado, representantes das maiores empresas do setor – como Gilliard Lopes, da Electronic Arts, Philippe Ducharme, da Ubisoft, e Kiki Wolfkill, da Microsoft – desembarcaram na semana passada no país para participar do Brasil Game Show, maior evento do setor na América Latina. Na oportunidade, todos falaram a VEJA.com. Eles revelaram os bastidores do desenvolvimento de novos jogos, caso de Fifa 13, Assassin's Creed III e Halo 4, e falaram sobre tendências do mercado e a ascensão do Brasil no universo dos games. Na primeira entrevista da série, o mexicano Aníbal Vera, executivo da desenvolvedora japonesa Konami, fala sobre o Pro Evolution Soccer 2013, que chegou ao Brasil há menos de um mês e é o principal concorrente do Fifa, franquia de jogos de futebol da Electronic Arts. Mais de 70 milhões de unidades do PES já foram vendidas desde que a série abandonou o antigo nome, Winning Eleven, em 2001. Para Vera, que també é produtor do PES, a popularidade da marca está relacionada à tradição. "A Konami trabalha com games de futebol há mais de 20 anos. É uma das marcas mais antigas da indústria", diz. A nova edição do título traz todos os times da série A do Campeonato Brasileiro e incluiu dois estádios nacionais: a Vila Belmiro, do Santos, e o Morumbi, do São Paulo. Em 2014, adianta Vera, novas arenas serão palco de clássicos digitais. "Vários clubes me procuraram pedindo que a Konami incluísse seus estádios. Isso vai acontecer na próxima edição do game." Leia a seguir os principais trechos da conversa com Vera e confira também o cronograma de publicação das demais entrevistas dos representantes da indústria dos games.



O Pro Evolution Soccer 2013 chegou ao mercado com 20 times da série A do Campeonato Brasileiro. Como foi esse processo de licenciamento? Os fãs de PES acompanham a série desde a época do Winning Eleven. A marca tem, exatamente, 23 anos. Sempre escutamos esses fãs e o sonho deles era jogar com times de seus países. Essa era uma solicitação antiga. Lembro-me até de encontrar em camelôs versões piratas e modificadas do jogo com clubes brasileiros. Como vocês dizem por aqui, "a voz do povo é a voz de Deus": por isso, fizemos questão de trazer todas as equipes para o PES 2013. O planejamento começou logo após o lançamento do PES 2012, em setembro de 2011. Os departamentos de marketing de alguns times conheciam a série e sabiam perfeitamente do que se tratava. No entanto, algumas equipes não sabiam nem o que são os consoles PS3 (PlayStation 3) e Xbox (Xbox 360). Não conheciam o PES nem a Konami. Em alguns casos, foi necessário enviar para os clubes a carta constitutiva da empresa, traduzida e juramentada. Nessas situações, a negociação levou meses. A repercussão do jogo foi positiva e, depois do lançamento, vários clubes me procuraram pedindo para que a Konami incluísse seus estádios no título. Isso vai acontecer na próxima edição do game.


Fonte: Revista Veja

Tags: Federação Paulista de futebol digital e virtual (FPFDV) 

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